MegaTuto PS - Parte I

Última mensagem 10-01-2012 22:38 de PEESANTANA. 61 respostas.
Page 1 of 5 (62 items) 1 2 3 4 5 Próximo >
Tipo de Mensagens: Anterior Próximo
  • 02-04-2011 2:37

MegaTuto PS - Parte I

Introdução

Bem amigos, como já havia dito, vou trazer para vocês alguns tutoriais sobre o PhotoShop.

Nessa parte vamos apenas aprender os "códigos" básicos do PS.

Nas próximas partes, vamos ter, desde a aprendizagem dos recursos do programa, até tutoriais de Signs avançadas.

Espero que ao termino de toda a experiência muitos possam sair artistas, e com trabalhos excelentes.

Desde já afirmo que é um aprendizado "longo", requer paciência, e comprometimento. As partes do tutorial sairão periodicamente, e peço para não se apressarem.

Bom como é a primeira parte, já aproveito para agradecer quem me apoia nesse projeto, e que tem me ajudado bastante, que é o Foxxy.

Agradeço também a todos que me pediram esse tutorial, e a todos que o esperaram.

Vamos lá...

O PhotoShop

Bom, o PhotoShop é um programa de edição de imagens, e tem infinitos recursos e ferramentas.

Existem diversas versões do PS. Para quem vai me seguir aqui e ainda não tem em seu PC, recomendo as versões CS3 e CS4.

Quem ainda não tiver instalado, é só procurar na internet que se acha facilmente o download e como instalar.

Uma questão que muitos ficam a se perguntar é...

"Coloco meu PS em inglês ou português ?"

Bom, muitos tutoriais (e alguns dos melhores) são em inglês. Por isso, seria mais fácil você usar seu PS em inglês.

Mas o português não é muito ruim, e você pode se acostumar rapidamente.

Conceitos

Na minha opinião, o que faz de você um bom artista não é só sua habilidade, mas também seus recursos.

Nas próximas partes trarei à vocês alguns exemplos de recursos muito uteis, e como instalá-los e usá-los também.

Agora vou dar algumas explicações sobre as "principais" ferramentas do PS.

Brush = Pincel - Funciona como um pincel mesmo, você pode configurar seu formato, tamanho, opacidade. Enfim, com ele você pode colorir, iluminar, e com alguns recursos, até conseguir efeitos muito legais. Para configurá-lo basta apertar "B" e F5.

Eraser = Borracha - Simples, você pode apagar o que precisar, ou apagar leves pedaços do que não deseja. Assim como o pincel, pode ser configurado apertando "E" e F5.

Lata de tinta - Funciona como um preenchedor, com essa ferramenta, você escolhe uma cor e preenche onde desejar. Esse não pode ser configurado. Para usá-lo, basta apertar "G".

Gradient = Degradê - Clickando e segurando no ícone da lata de tinta, você pode ver a opção do degradê. Ele funciona da mesma forma que a lata de tinta, só que preenche em degradê, conforme você o configura.

Smudge = Borrar - Como o nome diz, essa ferramenta serve para borrar. Conforme suas configurações, consegue-se efeitos diferentes com essa ferramenta. Ela é meio complexa, por isso, explicarei com mais detalhes em um futuro passo. Para configurar basta selecionar a ferramenta e apertar F5.

Pen = Caneta - Com essa ferramenta você pode criar desde figuras abstratas, até formas perfeitas. Você pode desenhar à mão livre, ou selecionar pontos. Basta apertar "P" e ajustar do modo que preferir.

Text = Texto - Essa ferramenta te permite escrever e configurar sua tipografia, como é mais conhecida. Pode-se escolher fontes, tamanhos, cores, horizontal, vertical, diversas opções, que mais tarde, em um tutorial especifico de tipografia, tratarei com vocês.

Bom, deixei algumas ferramentas de lado, pois são aquelas que tratarei com mais cuidado e na hora certa mais tarde. Algumas delas, e algumas das citadas a cima, precisam de alguma pratica e algum conceito para serem usadas corretamente, e é disso que vamos tratar na próxima parte.

O básico

Bom, no PhotoShop trabalha-se com camadas. Para criar uma nova camada basta apertar "Ctrl+Shift+N". As camadas podem ser excluídas, duplicadas e configuradas de diversas formas.

Uma das principais formas de configuração de uma camada é a opacidade. Mexer com a opacidade é reduzir ou aumentar a "visibilidade" do conteúdo da camada.

Eu recomendo usar diversas camadas. Por exemplo, para cada efeito, ou cada adição de conteúdo, uma camada nova.

Lembrando que no PS em inglês camadas = layers.

Enfim, algumas coisas mais especificas e complexas serão tratadas mais tarde.

Por enquanto esse é o principio básico do PS.

Considerações

Bom, essa primeira parte foi só uma introdução para o que está por vir. Ainda detalharei muitas coisas, e explicarei ainda mais sobre tudo o que vocês interessados querem saber.

Então apenas aguardem a continuação, e tentem praticar o máximo, para poderem aproveitar ao todo tudo o que venho aqui compartilhar com vocês.

Todo esse material é de minha criação, não peguei isso de nenhum outro lugar, e apenas estou tentando compartilhar um pouco do que sei com aqueles que desejam aprender.

Em breve edito aqui com o que terá nas futuras partes, e mais algumas coisas.

Por favor, respeitem as regras do Fórum e tentem não desviar do assunto do tópico, pois meu objetivo com este é ajudar os membros.

Obrigado a todos, e aguardem as próximas partes.

=)

Imagens

Aqui trago duas imagens, uma de uma tela inteira do PS, para terem uma noção, e outra, de uma explicação sobre a parte das camadas.

(Para ver a imagem inteira basta abri-la em outra guia, ou aba).

Tela do PS

Camadas

Notas

Atualizado com imagens explicativas : 04/02

• 02-04-2011 2:48 Em resposta à

• Foxxy
    • Top 25 dos Contribuidores
    • Membro desde 08-13-2010
    • Santa Catarina
    • Mensagens 1,433

Re:MegaTuto PS - Parte I

Excelente tutorial -Black., digno de um profissional. Parabéns, tópico fixo.

♪ Always should be someone you really love... ♫
  • 02-04-2011 7:22 Em resposta à

• RT_VV
    • Top 100 dos Contribuidores
    • Membro desde 08-20-2010
    • Brasil,Parana-Cascavel
    • Mensagens 778

Bom tópico, ta de parabéns.

----------------------------
    Nick:RT_VV K/D:1,85
    Status-in-game:ON
    Clâ:Os Vigaristas
    InFo:Ranking
    ----------------------------

"A insatisfação é a principal motivadora do progresso."- Thomas Edison

• 02-04-2011 8:53 Em resposta à

• Blaaah
    • Top 150 dos Contribuidores
    • Membro desde 01-02-2011
    • Mensagens 541

Nice TUTO ^^

• 02-04-2011 9:19 Em resposta à

• matt
    • Top 50 dos Contribuidores
    • Membro desde 10-14-2010
    • Porto Alegre RS
    • Mensagens 1,191

Parabéns pelo tópico fixo -Black ^^ 

LiTtLe_HS_

• 02-04-2011 9:40 Em resposta à

• Raawwr!
    • Top 200 dos Contribuidores
    • Membro desde 10-12-2010
    • General ✰✰✰✰
    • Mensagens 439

Adimiro seus trabalhos, são realmente excelentes.  

LovingHeartz ✰✰✰✰

• 02-04-2011 9:44 Em resposta à

• kortauva
    • Top 50 dos Contribuidores
    • Membro desde 11-10-2010
    • Uobõdõbõus
    • Mensagens 1,032

Aleluia :D

• 02-04-2011 11:27 Em resposta à

Vlw -Black, agora vou praticar e fazer signs melhores que as suas EHAUEHAUEAHUEAHUEAH :D

"Curta a vida porque a vida é curta"

www.youtube.com.br/Pr00Killer
  • 02-04-2011 11:48 Em resposta à

• Search_
    • Membro desde 10-21-2010
    • Bravo - 7
    • Mensagens 621

Perfeito, parabéns -Black.

• 02-04-2011 12:26 Em resposta à

Muito bom !
    Estarei acompanhando a continuidade !

• 02-04-2011 15:22 Em resposta à

• Lacan
    • Membro desde 09-29-2010
    • Floripa
    • Mensagens 608

Digno de um professional mesmo, parabéns! (:

Uma boa idéia, pode ate parecer engraçado mas é verdade.. Vc fazer este tutorial, em algum site e etc, e comprar seus direitos.. Seria muito legal e acho que lhe renderia algo bom.. Pense nisso!

Dreams come with candys..

• 02-04-2011 16:04 Em resposta à

Nice Tuto ²...

Vou ter que praticar muito msm pra sair da patente T de PS.

GoRHINO! Channel:
    www.youtube.com/user/gorhin0

~~
    Ask: http://ask.fm/leohoelzle
    Twitter: http://twitter.com/leonardohoelzle (nem uso mais mais segue ai :3)
    Instagram: http://web.stagram.com/n/leohoelzle/

LORON AQUI ;D
  • 02-04-2011 18:09 Em resposta à

Obrigado a todos.

Quero ver realmente o pessoal interessado aprndendo e melhorando cada vez mais.

Logo atualizo o tópico com algumas imagens mais explicativas.

E em breve vem a "Parte II".

^-^

• 02-04-2011 18:13 Em resposta à

• Mozi
    • Não graduados
    • Membro desde 12-14-2010
    • Mensagens 12

Nice job :D

• 02-04-2011 18:18 Em resposta à

• st0rmr1s3 ~
    • Top 25 dos Contribuidores
    • Membro desde 08-09-2010
    • Somewhere from snow valley...
    • Mensagens 1,518

Parabéns black, mais um fixo digno desse fórum (;

st0rmr1s3

We are the sun and the sea and the mountain
    We are the children who still can believe
    We have faith we have hope we have answers
    In our heart is where we are free!

[x]AK-47 Permanent
    [x]L96A1 Permanent
    [x]Razer Imperator
    [x]Razer Goliathus
Page 1 of 5 (62 items) 1 2 3 4 5 Próximo >
Copyright © Nexon Korea Corporation, licenciado pela Level Up! Interactive S.A., no Brasil. Todos os direitos reservados.