Armas Aprimoradas: BaseWeaponATK, wATK ou eATK??

Última mensagem 08-05-2012 13:26 de Bs Irato. 17 respostas.
Page 1 of 2 (18 items) 1 2 Próximo >
Tipo de Mensagens: Anterior Próximo
  • 08-03-2012 10:27

• .Jaspion.
    • Top 500 dos Contribuidores
      Masculino
    • Membro desde 05-15-2009
    • Natal - RN
    • Membro

Armas Aprimoradas: BaseWeaponATK, wATK ou eATK??

Na minha pesquisa pra responder esse http://sites.levelupgames.com.br/Forum/ragnarok/forums/p/558291/5260192.aspx#5260192 tópico e vendo esse http://irowiki.org/wiki/ATK site, me veio uma dúvida muito importante.

Primeiramente, vou colocar aqui as fórmulas de ataque:
    ATK = sATK * 2 + wATK + eATK + masteries
    Status ATK = floor(Base level/4 + STR + DEX/5 + LUK/3)
    Weapon ATK = (Base Weapon ATK + Variance + STR Bonus + Refinement Bonus)*Size Penalty

• STR Bonus = Base Weapon ATK * STR/200

Equipment ATK is the sum of ATK gained from equips other than weapons. Support buffs tend to increase this ATK, too, but not all of them fit into this category.
    Mastery ATK is a special kind of ATK that has no elemental properties

E uma fórmula mais completa:

ATK = [ (2*sATK + (  [weapon.base.atk + weapon.base.atk*str/200 + weapon.UpgradeBonus +/- variance]  * sizeMod + eATK) * raceMod * elementMod * bossMod * atkMod + masteryATK) * rangedMod ]; 

As armas aprimoradas tem vários ataques

Ataque Base da Arma + Bônus de refinamento (que todas as armas tem) + "Bônus aprimorado" de refinamento (que só as aprimoradas tem) + Bônus por level. Então temos 4 valores de ataque diferente.

Para exemplificar o que eu disse acima, vou usar o katar aprimorado:
    Ataque Base da Arma -> 80
    Bônus de refinamento -> 5*nível de refino (aqui também entra o over upgrade, mas isso não é a questão a ser discutida aqui)
    "Bônus aprimorado" de refinamento ->  Adiciona ATQ + 10 a cada nível de refinamento. 
    Bônus por level -> Adiciona ATQ + 10 a cada 10 níveis de Base em personagens acima do nível 70.

O ataque base da arma e o bônus comum de refinamento a gente sabe onde entra na fórmula acima. Agora a dúvida: o "bônus aprimorado" de refinamento e o bônus por level das armas aprimoradas entram na fórmula como ataque básico da arma (Base Weapon ATK), ataque de arma (wATK) ou ataque de refinamento (eATK)?

Por que isso é importante? esses 3 ataques passam por diferentes modificadores, então é importante sabermos disso para podermos otimizar as builds, equipamentos, etc.
    Base Weapon ATK -> Aumenta consideravelmente o bônus recebido pelo "STR Bonus" (vide fórmula), é afetado por elemento, cartas raciais, é multiplicado por 5 quando usar EDP, e é afetado pelo tamanho do monstro.
    wATK -> Não vai afetar o STR Bonus, é afetado por elemento, cartas raciais, multiplicado por 5 quando usar EDP, e é afetado pelo tamanho do monstro.
    eATK -> Não vai afetar o STR Bonus, é afetado por elemento, cartas raciais, multiplicado por 4 quando usar o EDP, e NÃO é afetado pelo tamanho do monstro.

Desculpem o post grande e complicado, mas tentei ser o mais claro possível para não ficarem dúvidas. Agradeço se algum moderador/GM fizer os devidos testes para esclarecer essas dúvidas, ou entrar em contato com a Gravity perguntanto sobre isso.

Abraço!

Edit (03/08/12):

Eu acabei de fazer um teste com meu GX lvl 100. Ele todo desequipado tem o atk 131+0 e matk 61+0, quando eu equipo uma katar aprimorada+8, o atk vai para 131+230 e o matk para 61+40, até aí tudo bem....

A sacada vem quando desequipo o katar, por uma fração de segundo o katar permanece equipado, o atk desce para 131+150 (diferença de 80 no Y) e o matk permanece 61+40, para, logo em seguida o atk descer para 131+0 e o matk 61+0 e o katar desequipar efetivamente. O que me traz às seguintes conclusões:

1 - O bônus provido pela arma aprimorada por cada nível de refinamento entra em um lugar da fórmula diferente do bônus que ela dá por cada 10 níveis, uma vez que o "bônus aprimorado" sai primeiro quando eu removo a arma.

2 - Provavelmente o "bônus aprimorado" entra no eATK, por causa de uma sutileza que eu percebi agora. Quando desequipo anel de gatuno (eATK+10), por uma fração de segundo o anel permanece equipado e o bônus some, para só depois o anel desequipar efetivamente, do mesmo jeito que ocorreu com o katar.

3 - Sendo assim, o bônus por nível deve entrar na fórmula ou no BaseWeaponATK ou no wATK. Mas eu não sei como faria os testes para tirar essa dúvida.

@Odin
    Katabrok - Ranger 142/4x
    Sin Harvest - Rune Knight 12x/2x
    .Jaspion. - Warlock 11x/2x
    .changeman. - Sorcerer 10x/1x
    Nibelung Valesti - Arcebispo 99/01
    Kalthus - Shura 10x/1x
    .MacGyver. - Genetic 10x/1x
    Evil Slayer - Royal Guard 10x/1x
    Trouble Maker - Shadow Chaser 10x/1x e upando
    .Daileon. - Mecânico 10x/1x
    Rodarhim - Sicário 10x/1x
    Satan Goss - Ninja 99/70

Reciclado do fórum do RF.... oh wait...

Compro e Vendo vários itens. Cheque no Comércio de Alberta
  • 08-03-2012 12:59 Em resposta à

• Yukii ~
    • Não graduados
      Masculino
    • Membro desde 07-13-2012
    • Fafnir Rage Ake =3
    • Membro

Re:Armas Aprimoradas: BaseWeaponATK, wATK ou eATK??

Todos os boosts de ataque recebido pela arma são BaseWeaponATK , salvo o próprio ataque dado pelo refinamento.

Somewhere deep inside my heart burns the flame of hope! ~*

P>Grupo com AB Sou Ranger 105 Mande PM =D @Thor

Se o mundo virou as costas para mim, eu vou virar as costas para o mundo ;*
  • 08-03-2012 13:05 Em resposta à

• .Jaspion.
      Masculino
    • Natal - RN
    • Membro

Yukii ~:

Todos os boosts de ataque recebido pela arma são BaseWeaponATK , salvo o próprio ataque dado pelo refinamento.

Né por nada não... mas vc diz isso basead@ em quê?

@Odin
    Katabrok - Ranger 142/4x
    Kalthus - Shura 10x/1x
    Satan Goss - Ninja 99/70

• 08-03-2012 14:20 Em resposta à

• Yukii ~
    • Não graduados
      Masculino
    • Fafnir Rage Ake =3
    • Membro

Baseada na minha experiencia própria e levando em concideração o bonus de dano dada por cartas que almentao porcentagem de dano como Escorpião e etc.
    Preciso de emblema de moderador para saber das coisas agora?... Pois do modo com o qual eu interpretei oque vc falou parece que sim >.>.

• 08-03-2012 15:24 Em resposta à

• .Jaspion.
      Masculino
    • Natal - RN
    • Membro

Yukii ~:

Baseada na minha experiencia própria e levando em concideração o bonus de dano dada por cartas que almentao porcentagem de dano como Escorpião e etc.
    Preciso de emblema de moderador para saber das coisas agora?... Pois do modo com o qual eu interpretei oque vc falou parece que sim >.>.

Não po, eu num tô te acusando não... É só porque essa é uma informação que, pelo que eu procurei, nunca foi dada para a comunidade, e que a diferença é sutil se o bônus entrar no BaseWeaponATK ou wATK ou eATK, de modo que para você, como jogador, ter certeza do que falou, eu supus que vc já tinha feito os devidos testes e chegado a essa conclusão.

Quanto ao que vc fala em "levando em consideração o bônus de dano dada por cartas que aumentam porcentagem de dano", como vc pode ver no primeiro post, seja onde o atq extra das aprimoradas entrar (BaseWeaponATK ou wATK ou eATK), os 3 recebem o bônus das cartas raciais que aumentam porcentagem de dano. A diferença dos 3 não está em receber ou não o bônus das cartas raciais.

A diferença é que esse bônus das armas aprimoradas podem contribuir ou não para o "STR Bonus" (vide fórmula), pode ser multiplicado por 4 ou 5 quando usar EDP, e pode ou não sofrer as penalidades por causa do tamanho do monstro.

Espero ter sido claro, abraços.

@Odin
    Katabrok - Ranger 142/4x
    Kalthus - Shura 10x/1x
    Satan Goss - Ninja 99/70

• 08-03-2012 15:37 Em resposta à

• Yukii ~
    • Não graduados
      Masculino
    • Fafnir Rage Ake =3
    • Membro

X+Y Os Três bonus entram no Y que é o ataque da arma. Logo uma carta que da % de Dano daria  Z% desse Y. Isso que eu quis dizer

• 08-03-2012 15:44 Em resposta à

Jaspion olha pelo que eu já tinha lido sobre ATK e sobre oque você disse acho que você está entendendo um pouco errado a formula de Watk,

Tudo que está dentro dos parênteses (Base Weapon ATK + Variance + STR Bonus + Refinement Bonus) sofrem penalidade de tamanho de monstro pois é a soma delas que é multiplicada pelo modificador de tamanho de monstro. A única coisa que restá saber é se esse bonus da as armas aprimoradas de base 70+ entram aqui no Watk ou entram no equipament ATK (eu vendi minha aprimorada isso é facil de verificar é só ver se quando equipada o atk bonus é somado a esquerda ou a direita do atk mostrado no atl+q).

E TODAS  as características listadas abaixo da formula são características do Watk, ou seja o resultado total da formula sofre: 

• Affected by weapon element when using a melee weapon.
    • Affected by ammunition element when using a ranged weapon or specific skill.
    • Affected by element resistance effects such as Raydric Card or Asprika.
    • Increased by % ATK item effects such as The Sign or Hydra Card.
    • Multiplied by 5 when affected by Enchant Deadly Poison.
    • Though the STR bonus takes Element, it is still considered Neutral.
    • STR Bonus is always reduced by Ghost armor.
    • STR Bonus is only reduced by Neutral resistance. like Raydric card, if the weapon is Neutral too.
    • Variance is a random number ranging from (-5% * Weapon Level * Base Weapon ATK) to (5% * Weapon Level * Base Weapon ATK)

O único ponto que daria pra modificar uma build nessas formulas geráis do atk seria maximizar o status atk que ignora raydrics e afins.

• 08-03-2012 16:03 Em resposta à

• .Jaspion.
      Masculino
    • Natal - RN
    • Membro

Yukii ~:
    Os Três bonus entram no Y que é o ataque da arma

Exato. Mas eu fiquei confuso pq no começo vc disse que era BaseWeaponATK...

E aproveitando o momento vou esclarecer uma coisa que é bem confusa em relação à janela de atributos. O ataque na janela de atributos aparece da forma X+Y. O X é o statusATK ( floor(Base level/4 + STR + DEX/5 + LUK/3)), o Y dessa formula é meio confuso, pq agrega várias coisas (BaseWeaponATK + Refinement Bonus + eATK), mas a variação do dano, o "STR Bonus" e o MasteryATK não entram no X+Y e ficam "escondidos" na janela de atributos.

O que sabemos é que o bônus que as armas aprimoradas oferecem entram no Y na janela de atributos, mas isso não é suficiente para saber se ele é BaseWeaponATK ou wATK ou eATK, uma vez que as informações que são necessárias para fazer essa diferenciação não ficam explícitas na janela de atributos.

@Odin
    Katabrok - Ranger 142/4x
    Kalthus - Shura 10x/1x
    Satan Goss - Ninja 99/70

• 08-03-2012 16:08 Em resposta à

• Yukii ~
    • Não graduados
      Masculino
    • Fafnir Rage Ake =3
    • Membro

O Ataque de pericias até aonde eu sei almentam só no dano final por exemplo se você ranca 360 ela vai almentar somente desse dano ia para 390 -+.
    Mais sim seria ótimo um pronunciamento oficial, pois oque eu fiz foram apenas testes e estavam sucetiveis a erros tambem ^^

• 08-03-2012 16:44 Em resposta à

• .Jaspion.
      Masculino
    • Natal - RN
    • Membro

Bs Irato:
    Tudo que está dentro dos parênteses (Base Weapon ATK + Variance + STR Bonus + Refinement Bonus) sofrem penalidade de tamanho de monstro pois é a soma delas que é multiplicada pelo modificador de tamanho de monstro. A única coisa que restá saber é se esse bonus da as armas aprimoradas de base 70+ entram aqui no Watk ou entram no equipament ATK (eu vendi minha aprimorada isso é facil de verificar é só ver se quando equipada o atk bonus é somado a esquerda ou a direita do atk mostrado no atl+q).

Olha, sem querer ser grosso, mas eu sugiro q vc leia toda a página do iRO wiki sobre ATK http://irowiki.org/wiki/ATK pq o eATK não é afetado pelo tamanho do monstro. E na janela de atributos tanto wATK como eATK entram do lado direito da soma.

Eu acabei de fazer um teste com meu GX lvl 100. Ele todo desequipado tem o atk 131+0 e matk 61+0, quando eu equipo uma katar aprimorada+8, o atk vai para 131+230 e o matk para 61+40, até aí tudo bem....

A sacada vem quando desequipo o katar, por uma fração de segundo o katar permanece equipado, o atk desce para 131+150 (diferença de 80 no Y) e o matk permanece 61+40, para, logo em seguida o atk descer para 131+0 e o matk 61+0 e o katar desequipar efetivamente. O que me traz às seguintes conclusões:

1 - O bônus provido pela arma aprimorada por cada nível de refinamento entra em um lugar da fórmula diferente do bônus que ela dá por cada 10 níveis, uma vez que o "bônus aprimorado" sai primeiro quando eu removo a arma.

2 - Provavelmente o "bônus aprimorado" entra no eATK, por causa de uma sutileza que eu percebi agora. Quando desequipo anel de gatuno (eATK+10), por uma fração de segundo o anel permanece equipado e o bônus some, para só depois o anel desequipar efetivamente, do mesmo jeito que ocorreu com o katar.

3 - Sendo assim, o bônus por nível deve entrar na fórmula ou no BaseWeaponATK ou no wATK. Mas eu não sei como faria os testes para tirar essa dúvida.

@Odin
    Katabrok - Ranger 142/4x
    Kalthus - Shura 10x/1x
    Satan Goss - Ninja 99/70

• 08-03-2012 20:54 Em resposta à

Olha  eu não afirmei que eATK sofre penalidade por tamanho só disse que se o bonus entrar em qualquer um dos termos da soma(em negrito) multiplicada pela size penality, ele irá sofrer a penalidade.

wATK = (Base Weapon ATK + Variance + STR Bonus + Refinement Bonus)Size Penalty

Logo aqui nessa fórmula de wATK não tem como nenhum atributo influenciar no dano (se essa fórmula estiver correta claro pois essas fórmulas são feitas por suposição da galera la do Iro junto com o Kro e com testes pois a empresa nunca divulga as fórmulas do jogo).

.Jaspion.:

O BaseweaponATK é parte da formula do wATK  ou seja se o bonus por por lvl 70+ entrar aqui ele já faz parte do wATK e consequentemente sofre a penalidade de tamanho.

Agora o que resta saber é se realmente esse bonus de base lvl 70+ entra na formula wATK ou se ele entra no eATK (EQUIPAMENT ATK).Pois se ele entrar no segundo (eATK) ele não sofrerá a penalidade e isso é MUITO BOM.

Como teste para você que tem a katar Jaspion. Acho que o único jeito de tentar chegar a saber se esse bonus é de equipamento ou vai dentro da maldita formula de tamanho é agora no seu lvl matar um monstro de tamanho ou pequeno ou grande, e após 10 lvls que é quando se dará o proximo bonus  não mecher em nenhum atributo até la é matar o malditinho e ver a variação e tentar atribuir em qual lugar vai esse bonus. Lembrando que aqui ainda ia entrar o bonus por lvl base natural que é valor do atk total e um monte de coisas. Logo acho que fica muito complicado pra testar (sem ser no sakray).

Agora se eu fosse chutar chutaria que vai na formula do wATK esse bonus.

No mais nem queria ser ignorante e espero qeu você seja razoavel comigo se não entendi direito oque você queria dizer, só estou tentando ajudar e sua duvida é realmente sagaz xD pois se esse bonus for para o eATK abre precedente para testar muito outros equips nesse molde que podem dar um bost em mvps e pvm. 

• 08-03-2012 21:47 Em resposta à

• .Jaspion.
      Masculino
    • Natal - RN
    • Membro

Bs Irato:
    O BaseweaponATK é parte da formula do wATK  ou seja se o bonus por por lvl 70+ entrar aqui ele já faz parte do wATK e consequentemente sofre a penalidade de tamanho.

Sim sim, mas a questão importante aqui é que se o bônus entrar no BaseWeaponATK, ele também vai receber aquele STR Bonus, que é 0,5% extra pra cada ponto de str, no entanto se entrar no wATK, ele não vai receber esses 0,5xSTR%... Imagine um GX no lvl 150 com 130 de força, ele tem 80 de bônus na katar aprimorada por causa do nível, se esses 80 entrarem no BaseWeaponATK, vão render (0,5*130/100)*80=52 de wATK extra.... No frigir dos ovos, se o bônus entrar no BaseWeaponATK, vai ser 132 de wATK; mas se ele entrar direto no wATK, vai ser apenas 80.

Acho que a melhor situação é o bônus entrar no BaseWeaponATK, que apesar de sofrer a penalidade de tamanho, também gera STR Bonus

A segunda melhor situação é o bônus entrar no eATK, que apesar de não gerar STR bônus, também não sofre penalidade de tamanho

A pior situação é o bônus entrar direto no wATK, que não gera STR Bonus, e ainda sofre penalidade de tamanho

Sobre os testes, fica muito difícil fazer por causa da variação do wATK, e a variação do over refinement... =/ Aí só com o GM mesmo, ou com a Gravity

@Odin
    Katabrok - Ranger 142/4x
    Kalthus - Shura 10x/1x
    Satan Goss - Ninja 99/70

• 08-03-2012 22:36 Em resposta à

.Jaspion.:

O ataque base da arma e o bônus comum de refinamento a gente sabe onde entra na fórmula acima. Agora a dúvida: o "bônus aprimorado" de refinamento e o bônus por level das armas aprimoradas entram na fórmula como ataque básico da arma (Base Weapon ATK), ataque de arma (wATK) ou ataque de refinamento (eATK)?

Os bônus são de wAtk.

Zeindelf   Glt. Cross [150/50]
    Zeindelf *~  Mechanic [150/50]
    Witchblade  Glt. Cross [150/50]
    Witchblade *~  SC [150/50]
    Insanity  Ranger [150/50]
    Insaniity ~  Sorc [14x/4x]
    Insanity *~ SinX [99/70]

PvM/MVP - YouTube
    WoE - Own3D - YouTube²
  • 08-04-2012 0:53 Em resposta à

É pra saber se realmente vai entrar no BaseweaponATK ou é conversar pra saber de quem descobriu essa formula ou com GM (o mais difícil).

Eu sei algumas poucas coisas de cálculo e de como descobrir essas fórmulas gerais de dados experimêntais e transformadas e afins mas não sei bem usar softwares matemáticos atualmente, quem sabe no proximo semestre eu aprimore a tecnica eu até me arriscária mas mesmo assim essa questão é muito tensa. Pois se tratam de quatro variáveis que não são independentes HSUAHSA.

No mais um outro jeito de testar essa influencia dependendo só da força pode ser upar um char alguns lvls e deixar de colocar pontos acomulados (isso depois do lvl 70), e depois ir colocando os pontos em for de ponto em ponto colher dados e ver qual a relação de proporcionalidade com o dano final desse modo da pra saber quase exatamente ,claro com uma margem de erro, de qual daquelas 4 fórmulas esse bonus junto com a for vai influenciar mais, atualmente estou fazendo ou futuro GX (ainda assasino), eu vou arranjar uma katar dessas e começar a anotar os dados a partir do 70 vamos ver se eu consigo xD.

Edit:Outra coisa a se notar também pra vocês que estão no lelveling ai é que pode matar essa charada é se esse bonus realmente entrar no Base Weapon ATK, a variação de dano vai ser maior de 10 em 10 lvls levando em conta a fórmula 

Variance = ± 0.05 * Weapon Level * Base Weapon ATK

Então fica de olho de 10 em 10 lvls ai a partir dos seus 100 vai la marcar presença em algum monstro e marca sempre a variação de dano entre o menor e o maior dano nesse monstro isso sempre na direita ou na esquerda, e se a variação colhendo várias amostras for relevante se você não tiver fechado for ainda que via entrar em outras partes do dano pode ser um indicio de que vai realmente ali esse bonus.

• 08-04-2012 0:57 Em resposta à

• .Jaspion.
      Masculino
    • Natal - RN
    • Membro

Zeindelf:

.Jaspion.:

Os bônus são de wAtk.

Então, segundo isso que vc tá dizendo, os bônus não vão entrar na fórmula de STR Bonus, confere?

@Bs Irato

Se vc puder fazer isso, eu serei muito grato =]

@Odin
    Katabrok - Ranger 142/4x
    Kalthus - Shura 10x/1x
    Satan Goss - Ninja 99/70

Page 1 of 2 (18 items) 1 2 Próximo >
Level Up! Interactive S.A. Copyright © 2002, by Gravity, Ragnarök Online. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.