Na minha pesquisa pra responder esse http://sites.levelupgames.com.br/Forum/ragnarok/forums/p/558291/5260192.aspx#5260192 tópico e vendo esse http://irowiki.org/wiki/ATK site, me veio uma dúvida muito importante.
Primeiramente, vou colocar aqui as fórmulas de ataque:
ATK = sATK * 2 + wATK + eATK + masteries
Status ATK = floor(Base level/4 + STR + DEX/5 + LUK/3)
Weapon ATK = (Base Weapon ATK + Variance + STR Bonus + Refinement Bonus)*Size Penalty
- STR Bonus = Base Weapon ATK * STR/200
Equipment ATK is the sum of ATK gained from equips other than weapons. Support buffs tend to increase this ATK, too, but not all of them fit into this category.
Mastery ATK is a special kind of ATK that has no elemental properties
E uma fórmula mais completa:
ATK = [ (2*sATK + (
[weapon.base.atk + weapon.base.atk*str/200 + weapon.UpgradeBonus +/- variance] * sizeMod + eATK) * raceMod * elementMod * bossMod * atkMod + masteryATK) * rangedMod ];
As armas aprimoradas tem vários ataques
Ataque Base da Arma + Bônus de refinamento (que todas as armas tem) + "Bônus aprimorado" de refinamento (que só as aprimoradas tem) + Bônus por level. Então temos 4 valores de ataque diferente.
Para exemplificar o que eu disse acima, vou usar o katar aprimorado:
Ataque Base da Arma -> 80
Bônus de refinamento -> 5*nível de refino (aqui também entra o over upgrade, mas isso não é a questão a ser discutida aqui)
"Bônus aprimorado" de refinamento ->
Adiciona ATQ + 10 a cada nível de refinamento.
Bônus por level -> Adiciona ATQ + 10 a cada 10 níveis de Base em personagens acima do nível 70.
O ataque base da arma e o bônus comum de refinamento a gente sabe onde entra na fórmula acima. Agora a dúvida: o "bônus aprimorado" de refinamento e o bônus por level das armas aprimoradas entram na fórmula como ataque básico da arma (Base Weapon ATK), ataque de arma (wATK) ou ataque de refinamento (eATK)?
Por que isso é importante? esses 3 ataques passam por diferentes modificadores, então é importante sabermos disso para podermos otimizar as builds, equipamentos, etc.
Base Weapon ATK -> Aumenta consideravelmente o bônus recebido pelo "STR Bonus" (vide fórmula), é afetado por elemento, cartas raciais, é multiplicado por 5 quando usar EDP, e é afetado pelo tamanho do monstro.
wATK -> Não vai afetar o STR Bonus, é afetado por elemento, cartas raciais, multiplicado por 5 quando usar EDP, e é afetado pelo tamanho do monstro.
eATK -> Não vai afetar o STR Bonus, é afetado por elemento, cartas raciais, multiplicado por 4 quando usar o EDP, e NÃO é afetado pelo tamanho do monstro.
Desculpem o post grande e complicado, mas tentei ser o mais claro possível para não ficarem dúvidas. Agradeço se algum moderador/GM fizer os devidos testes para esclarecer essas dúvidas, ou entrar em contato com a Gravity perguntanto sobre isso.
Abraço!
Edit (03/08/12):
Eu acabei de fazer um teste com meu GX lvl 100. Ele todo desequipado tem o atk 131+0 e matk 61+0, quando eu equipo uma katar aprimorada+8, o atk vai para 131+230 e o matk para 61+40, até aí tudo bem....
A sacada vem quando desequipo o katar, por uma fração de segundo o katar permanece equipado, o atk desce para 131+150 (diferença de 80 no Y) e o matk permanece 61+40, para, logo em seguida o atk descer para 131+0 e o matk 61+0 e o katar desequipar efetivamente. O que me traz às seguintes conclusões:
1 - O bônus provido pela arma aprimorada por cada nível de refinamento entra em um lugar da fórmula diferente do bônus que ela dá por cada 10 níveis, uma vez que o "bônus aprimorado" sai primeiro quando eu removo a arma.
2 - Provavelmente o "bônus aprimorado" entra no eATK, por causa de uma sutileza que eu percebi agora. Quando desequipo anel de gatuno (eATK+10), por uma fração de segundo o anel permanece equipado e o bônus some, para só depois o anel desequipar efetivamente, do mesmo jeito que ocorreu com o katar.
3 - Sendo assim, o bônus por nível deve entrar na fórmula ou no BaseWeaponATK ou no wATK. Mas eu não sei como faria os testes para tirar essa dúvida.
@Odin
Katabrok - Ranger 142/4x
Sin Harvest - Rune Knight 12x/2x
.Jaspion. - Warlock 11x/2x
.changeman. - Sorcerer 10x/1x
Nibelung Valesti - Arcebispo 99/01
Kalthus - Shura 10x/1x
.MacGyver. - Genetic 10x/1x
Evil Slayer - Royal Guard 10x/1x
Trouble Maker - Shadow Chaser 10x/1x e upando
.Daileon. - Mecânico 10x/1x
Rodarhim - Sicário 10x/1x