Humm... deixa eu avaliar:
A força realmente eu acho q 97 é um desperdício de pontos, penso até q existe espaço pra por menos de 81. Considero essa uma discordancia.
A sorte, idem. Não entendi oq vc quis dizer com "itens do sakray", eu so uso full +4. Quanto a matk, ele é pouco útil, ajuda so no Encantar Lâmina, q so funciona com ataques normais, não é assim a skill "mais importante".
Os outros atributos me equivoquei pq não reparei muito q vc tinha dado muita margem de escolha, mas enfim, discordo q exista tanta margem de escolha, penso q qualquer daqueles atributos q vc falou q até poderiam ficar em valores baixos tornariam o seu char um lixo se realmente ficassem naqueles valores no lvl 150.
Quanto aos equipamentos, Meteo FTW pra pvm com certeza, mas se vc for do Thor ou milagrosamente tiver uma TG, aconselho colocar-la numa Valk, pra ficar mais genérica em relação as modalidades de jogo e até em relação a outros personagens. TG é muito boa pra upar, já q o Sopro do Dragão é excelente em PVM. Do Escudo de Valk posso dizer o mesmo tb, ele proteje contra elementos comuns em magias de monstros, além de dar mdef, muitas vezes é o melhor escudo, ainda por cima é mais genérico em relação as classes.
Finalmente, à sua primeira pergunta: A explosão rúnica não depende em nada de matk, ela depende de atk e o atributo INT, com dex, int e força decentes(como na build q eu falei no post passado sendo contada com buffs) e boa arma da alto dano em spammabilidade alta, além do fato de poder ser combada, já q é invocada por um item e por isso pode ser usada durante o delay de outras skills. Sem falar no fato de q pode ser usada no meio de um Campo Amaldiçoado, dos Shuras. Junte td isso a sua boa área e verá o tamanho da destruição.